Seiri

SEITON – Programa 5s

Seiri é o senso da utilização cujo significa é evitar tudo aquilo que seja desnecessário, utilizando materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades.
Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados, sendo o ganho de espaço, facilidade de limpeza e manutenção, melhor controle dos estoques, redução de custos e a preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5s. A metodologia 5S, é uma ferramenta de gestão que ajuda empresas de diversos portes e segmentos a reestruturar seus processos e adotar um sistema de produção com foco na eficiência total.
Basicamente, o propósito desse método é simplificar as rotinas de trabalho com o intuito de garantir a segurança e elevar os níveis de qualidade.

O seiton é a segunda fase de um programa 5s que tem por objetivo fazer com que tudo seja ordenado. Seu intuito é: “identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente”. Esta fase se inicia logo depois do seiri, ou seja, logo após o descarte de itens dispensáveis no ambiente. O senso de organização se dá pela praticidade em poder acessar todas as coisas que possam ser utilizadas de maneira mais ágil. Para isso, pode ser elaborados padrões de organização e ferramentas facilmente encontradas, como quadros, lousas, painéis, etiquetas, gavetas etc.
Também tem um senso direcionado para materiais e baseia-se no princípio de que a ordem facilita a localização das ferramentas e objetos essenciais para a execução de uma tarefa, já que propõe um excelente sistema de comunicação visual para o acesso a eles.

Programa 5s – Senso de limpeza

Seiketsu – Senso de Padronização e Saúde

A ferramenta 5s é um programa da qualidade que se originou no Japão e é replicado até hoje nas empresas ao redor do mundo. O senso de limpeza tem como objetivo manter os locais de trabalho limpo o que acaba ocasionando uma série de benefícios. Confira o vídeo!

 

O Seiketsu ou Senso de Padronização e Saúde é a quarta fase do programa 5S, que visa a melhoria dos aspectos fundamentais de uma empresa, rumo à qualidade total. Esta etapa diz que: para existir qualidade, é preciso padronizar e cuidar da aparência, pois quem não cuida bem de si mesmo não pode produzir produtos e serviços de qualidade. Esta pode ser apresentada pela perspectiva: “Ação tomada pela empresa”. Contudo, há também a perspectiva: “Ação tomada pelo indivíduo”, afinal, somente com a atitude interna do indivíduo que o todo pode ser beneficiado. Antes de tudo, este processo é voltado para o lado humano da empresa, levando em consideração a saúde física e mental dos trabalhadores.

Programa dos 5s - Shitsuke

Composicao físico-química e legislação do solo

O Programa 5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização, essas técnicas eram utilizadas inicialmente pelas donas de casa japonesas, para envolver todos os membros da família na organização e administração do lar.
Cinco técnicas que o compõe:
Seiri - organização, utilização, liberação da área;
Seiton - ordem, arrumação;
Seiso - limpeza;
Seiketsu - padronização, asseio, saúde;
Shitsuke - disciplina, autodisciplina.
Todos os procedimentos e regras desenvolvidos e aplicados durante o programa devem ser verificados, aperfeiçoadose consolidados nesta fase da metodologia do Programa 5S. Então, o compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definem a última etapa desse programa.
Para ser atingido todas as pessoas devem participar das normas e procedimentos dos 5S. É um processo de autoconhecimento, de autocontrole, paciência e persistência os buscando como metas e respeitando a vontade alheia. Quando passa a fazer o que tem que ser feito e como deve ser feito, mesmo que não visto, significa que existe, o que aperfeiçoa a busca de o cumprir como meta.
Suas vantagens: Trabalho diário agradável;

  • Melhoria nas relações humanas;
  • Valorização do ser humano;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;
Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho.

O solo é constituído por três fases: sólida, líqüida e gasosa. A fase sólida é constituída pelo material parental (rocha) local ou transportado e material orgânico, originário da decomposição vegetal e animal. A fase líqüida, a água ou a solução do solo (elementos orgânicos e inorgânicos em solução), e a fase gasosa, de composição variável, de acordo com os gases produzidos e consumidos pelas raízes das plantas e dos animais (CO2 e O2). Os tipos de solo variam de acordo com a localização, seu processo de formação e as condições do ambiente onde ele se formou. Alguns tipos mais comuns são: Solos arenosos, Solos argilosos e Solos siltosos. O manejo do solo pode ser utilizado de diversas formas para aumentar a produtividade do mesmo, aumentando a sua fertilidade, dessa forma, otimizando o cultivo, produzindo muito mais em menos espaço, fazendo com que o lucro cresça, consequentemente, além de evitar a utilização de mais espaço, evitando assim o desmatamento. Algumas técnicas de manejo do solo são: Preparo Convencional ; Preparo Mínimo; Plantio Direto;Plantio Semidireto. A composição do solo é variável de um tipo de solo para outro, pois os elementos químicos presentes na sua composição variam por meio de fatores como: umidade, Sol, vento, organismos vivos, clima e até a presença de biodiversidade. No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica.

 

 

Química da Água

Transformações químicas na atmosfera

Segundo o site Biologia Net, a água é um elemento natural que compõe não só o planeta Terra, constituindo a hidrosfera, mas também o corpo humano, sendo essencial à existência e à manutenção da vida. Encontrada nos três estados físicos, a água está presente em oceanos, mares, rios, lagos, geleiras e também em reservas subterrâneas. Ela é essencial para praticamente todas as atividades exercidas pelo ser humano.
Apresentaremos neste pequeno vídeo nossas pesquisas sobre a Química da Água. Os tópicos são: Características físico-químicas da água; Tratamento para obtenção de água potável; Tratamento de efluentes líquidos.
Começaremos com uma Introdução feita por Kawan Gabriel, em sequência Tayná Cordeiro e Renan Silva apresentarão as características físico químicas da água, Gabrielle Assunção apresentará como funciona o Tratamento para obtenção de água potável e Kauã Ferreira apresentará o Tratamento de efluentes líquidos, terminaremos com uma conclusão também feita por Kawan Gabriel.

O vídeo apresenta um resumo acerca das transformações atmosféricas, perpassando pelos ciclos biogeoquímicos, a combustão e as causas da poluição na atmosfera, bem como a camada de ozônio e as reações que dão condição para sua criação ou destruição. Reações causadoras da chuva ácida. E por fim, as legislações que tem por objetivo proteger nossa atmosfera.

Composição química do solo

Contaminação do solo

Os solos são corpos naturais constituídos a partir do desmembramento das partículas que formam a rocha, processo designado intemperismo. Sua classificação se dá segundo a sua textura e a presença de areia ou argila em sua composição.
Os solos são a base para a biodiversidade e também para o setor econômico. Suas características variam de acordo com seu processo de formação e as condições do ambiente onde se formou. Há três tipos de solo: solo arenoso - apresentando muita areia e pouca humidade, comum em áreas tropicais; solo argiloso - são mais úmidos e compactados, pouco arejados; e o solo siltoso - instável e não compactado, constituído de partículas leves e soltas, com grande concentração de silte.
Formado por camadas, o solo apresenta fases: sólida, líquida e gasosa.
A legislação de uso e ocupação do solo é fundamental para a vida urbana, por normatizar as construções e definir o que pode ser feito em cada terreno particular, interfere na forma da cidade e também em sua economia.

Ricardo é um rapaz jovem que sabe gastar seu dinheiro, e vendo a oportunidade de poder ganhar dinheiro com plantações, uma vez que o terreno de seus pais estava livre e sem nenhuma utilização, fato esse que levou Ricardo a pedir autorização para plantar no terreno.
Sem nenhuma experiência, até então, ele resolve fazer uma grande plantação. Ele vai até uma casa de agropecuária e pergunta sobre fertilizantes e como usa-lo. Após receber instrução, Ricardo compra seu fertilizante.
Depois de receber algumas dicas com o dono da casa de agropecuária e os vizinhos da redondeza, Ricardo pensou “se eu usasse mais fertilizante eu teria maior crescimento, e consequentemente uma maior velocidade de colheita dos meus frutos”. Ricardo então encheu o terreno dos seus pais de fertilizante
Após um bom tempo, quando suas frutas estavam boas para colheita, ele percebeu que os insumos estavam com a qualidade horrível em relação aos que o mesmo consumia, com um gosto ruim e pouco suco. Além disso, percebeu que a terra ficou arenosa, devido uma contaminação do solo, que o deixou ácido e com pouco nutriente.
Ele resolveu parar com as plantações e buscar auxilio. Mediante a isso, foi buscar ajuda na casa de agropecuária, novamente. Chegando lá o dono disse que provavelmente ele teria contaminado o solo, pelo intenso e irregular de uso do fertilizante. Ricardo, descontente com o ocorrido, foi buscar soluções para o seu problema, e chegou à conclusão de usar biopesticidas que não atacaria tanto solo e faria bem a planta.
Depois de um grande tempo sem plantar, Ricardo ficou mais experiente na área e resolveu voltar a plantar. Porém, desta vez Ricardo conseguiu aumentar sua produção e produzir uma das melhores frutas da cidade o que fez com que ele tivesse um grande crescimento econômico e comprasse mais terras para aprender a plantar, visto que o mesmo procurou alternativas ecologicamente corretas para corrigir a problemática anterior.

Palmilhas Antimicóticas a partir das Fibras do Coco e do Óleo de Neem

Escova de dentes com polímero biodegradável a partir do bagaço da laranja e cerdas compostas com carvão ativado

Este projeto de pesquisa foi criado tencionando dar um novo destino ao resíduo produzido pelo coco: sua casca. São quase dois milhões de toneladas de cascas geradas anualmente, seu tempo de decomposição pendura de 10 a 15 anos, e quando acumulada pode colaborar com a propagação de doenças e ocupar um espaço desnecessário em aterros sanitários.
A ideia é produzir uma palmilha com ação antimicótica composta por fibra de coco e óleo de neem.
Qualquer pessoa, independente da idade, pode contrair infecções fúngicas na região dos pés, o óleo de neem presente na composição da palmilha, irá colaborar para que os usuários evitem essas infecções indesejadas.
Assim, o produto poderá contribuir com uma reutilização adequada das cascas do coco, e com a saúde dos pés do consumidor.

O presente trabalho se baseia na redução do consumo e acumulo de plásticos proveniente das escovas de dentes no meio ambiente, tento em vista que, em sua maioria são descartados incorretamente. De acordo com estudos, cerca de 28 bilhões de escovas de dentes são jogadas fora anualmente. Pensando de forma sustentável, é vantajoso a criação de uma escova de dentes biodegradável na qual trará benefícios múltiplos ao meio ambiente e ao consumidor. Composta por polímero biodegradável, feito a partir do bagaço da laranja e cerdas com carvão ativado, substância que disposta nas cerdas funcionara como adsorvente e auxiliara na higiene bucal, garantindo a limpeza dos dentes e gengivas. A criação de uma escova de dentes biodegradável abrirá novas oportunidades, e em contrapartida beneficiara empresas produtoras de suco de laranja que descartam os bagaços no lixo comum; tornando possível criar produtos viáveis e eficientes afim de sensibilizar e estimular grandes indústrias a inovarem suas mercadorias.

Dessalinização da água do mar através do bambu

Polímero biodegradável a partir do amido de milho e glicerol

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.
Sabendo que o processo de osmose reversa tem um custo muito elevado e também gera muito resíduo, estamos desenvolvendo um método utilizando o bambu onde o custo é bem menor que do processo atual é o resíduo gerado é quase zero, possibilitando ainda ser usado como matéria prima para um produto secundário.

Atualmente a população sofre com a poluição e o descarte inapropriado dos muitos tipos de polímeros, por exemplo no Brasil, com base em dados de 2019 do site WWF-Brasil, é o 4° país do mundo a produzir mais lixo plástico  com 11,3 milhões de toneladas. Deve-se  pensar em métodos que não agridam a natureza e modos de viver dos seres humanos.
O amido é considerado um polímero natural, sendo um polissacarídeo (carboidrato formado pela união de moléculas de α- glicose), formado por amilose e amilopectina. Glicerol ou propanotriol que é um composto orgânico com função álcool.
Este estudo tem como objetivo , uma possibilidade de intervenção sustentável,  introduzindo o amido de milho e o glicerol em plásticos que foram destinados para a reciclagem, esses plásticos seriam de polietileno  tereftalato (PET), formando polímeros, com características biodegradáveis. O polímero biodegradável proposto demoraria por cerca de 1 ano para que seja totalmente decomposto.

Tratamento Convencional de Fontes Alternativas de Água a Base de Banana

Antimofo feito com casca de laranja

O Brasil é o país onde há maior concentração de água doce superficial do mundo, porém, cerca de 40 milhões de pessoas não tem acesso à água tratada. No cenário atual, com a pandemia da COVID-19, notamos que parte da população mais carente não tem o básico para se proteger do vírus, como água limpa para lavar corretamente as mãos.
Visando atenuar este problema tão grave, pesquisadores do mundo todo têm buscado formas de tratar a água de maneira que chegue a essas pessoas mais carentes, e diante dessas pesquisas, foi comprovado que a banana possui propriedades que possibilitam realizar a descontaminação de águas com metais pesados.
O objetivo é tratar água de forma convencional usando a casca da banana como base, focando em fontes alternativas de água que estão disponíveis em casa, como água de chuva e poços.

A laranja é um fruto doce e cítrico, oriundo do continente asiático, atualmente o Brasil é o maior produtor de laranja no mundo, seu maior foco está nos sucos de laranja, onde a casca da laranja é rapidamente removida e descartada incorretamente, gerando desperdícios do que pode ser matéria prima.
A casca da laranja além de oferecer inúmeros benefícios a saúde dos seres humanos, pode também inibir microorganismos, devido às suas características em ação antibacteriana e fungicida, consequentemente contribuindo para a prevenção de doenças e para o bem estar das pessoas.
De acordo com os estudos e pesquisas feitas até o momento, este trabalho visa testes referentes a ação da casca da laranja sobre os microorganismos que podem prejudicar a tranquilidade de pessoas, bem como a defesa do bom uso e reaproveitamento da casca desta fruta, podendo assim, a criação de um produto eficaz para microorganismos causadores de mofo.

Inseticida Natural a base de Oxalato de Cálcio extraído da folha do Espinafre (Spinacia Oleracea)

Inseticida à base de Solanina

Com o avanço da urbanização nas cidades e a má distribuição de saneamento básico, falta de políticas públicas efetivas, faz com que a população sofra com insetos indesejáveis no ambiente domiciliar, que podem trazer algum tipo de risco para sua saúde.
Perante essa situação os habitantes se submetem ao uso de inseticidas sintéticos que causam muitos malefícios tanto para a saúde do ser humano e animais, quanto para o meio ambiente com substâncias que demoram para se degradar ou se quer degradam.
O presente trabalho visa desenvolver um inseticida natural a base de oxalato de cálcio extraído do espinafre e outros tipos de plantas, tendo um preço acessível para todas as classes e que seja eficiente no combate de insetos. Com tudo, considerando um controle químico eficiente e que não provoque danos à saúde e nem ao meio ambiente.
O procedimento utilizado foi baseado por metodologias contidas na literatura.

Na última década, cerca de 40 mil pessoas foram intoxicadas com os agrotóxicos no Brasil. O agrotóxico é utilizado pelas mais de 9 milhões de pessoas que trabalham no setor primário da agricultura brasileira. Nosso produto, que é um pesticida à base de Solanina, visa reduzir a toxicidade do agrotóxico. Por ser um produto de base natural, esperamos favorecer os brasileiros que trabalham com agricultura de subsistência, que tanto sofrem com a falta de meios e recursos para trabalhar.
Criar um meio de suprir a necessidade alimentar do mundo, ao mesmo tempo em que se cria um modo sustentável de se viver, é essencial para o desenvolvimento social humano. Esse pesticida pode ser o começo para as novas práticas sustentáveis.

Recuperação de metais em placas de circuito

Permeabilidade do concreto poroso com incorporação de sementes de açaí

A reciclagem de PCI’s (placa de circuito impresso) é muito rara no Brasil, geralmente as empresas mandam as elas para o exterior (mais comum a Europa); essa parte eletrônica dos equipamentos depois de usada uma vez não é mais útil.
O processo pirometalúrgico consiste em separar cada metal pelo seu ponto de fusão, através do aquecimento cada metal se soltará da PCI. O metal que será retirado irá passar por uma purificação, que será feita solubilizando os metais em água régia (os metais são: ouro, prata, níquel, paládio e cobre), depois de feita essa solubilização, os metais presentes nela será retirado através de eletrólise.
A eletrólise é um processo simples, barato e eficaz para purificar os metais, para fazer esse processo é necessário uma barra de ferro que passará uma corrente elétrica contínua, que será posta dentro da solução dos metais. Os metais serão atraídos por ela e já estarão purificados depois e só raspar a barra de ferro, e armazenar os metais de forma segura para que não sofra alguma reação com o meio ambiente externo, que faça ele não ser puro.

LAC
Nossa empresa, preocupada com os inúmeros problemas infelizmente enfrentados pelas sociedade nos dias de hoje, buscou desenvolver um produto, o qual diminuísse consideravelmente um problema ambiental. Foi com isso que o concreto poroso permeável com a incorporação de sementes de açaí surgiu, juntando dois viés, tal como, as milhares de sementes que são descartadas de forma errônea, poluindo as ruas e ocasionando o entupimento dos bueiros e vias de passagem de água da chuva, infelizmente acarretando em alagamentos.
Em nosso produto, a semente do açaí foi adicionada, por dois motivos, além de deixá-lo mais permeável, o principal motivo foi para dar um destino viável para ela, visando diminuir os impactos ambientais causados pelos mesmos e devido o seu alto grau de permeabilidade do concreto, ele absorverá grande quantidade da água oriunda da chuva, podendo ser utilizado ao redor das casas e calçadas.

Pomada cicatrizante a base do extrato glicólico de confrei

Extração da Queratina na Escama do Peixe Para Formulação de Condicionante Capilar

Dermocosméticos são produtos que trazem em sua composição ativos farmacológicos, se aproximando de medicamentos dermatológicos de uso tópico. O presente trabalho se trata de uma pomada dermocosmética à base do extrato glicólico do confrei, possuindo como veículo as manteigas de karité, manga e ucuúba, além da glicerina bidestilada e do óleo de damasco, possuindo como conservante o óleo de alecrim. O principal objetivo do produto é a cicatrização de feridas cutâneas.
O princípio ativo escolhido é conhecido por suas propriedades curativas e os componentes do veículo também apresentam propriedades cicatrizantes, potencializando o efeito do princípio ativo para a diminuição do tempo de cicatrização.
Como resultado, obtivemos uma pomada com aroma característico de alecrim, coloração amarelo-claro, textura firme que se desfaz quando aplicada a pele, sendo assim um produto que não fricciona a pele, proporcionando um toque aveludado ao local lesionado. Vale ressaltar que seu custo é baixo em relação ao comparativo de mercado.

Projeto criado com o intuito de hidratar e reconstruir o fio capilar, além de reutilizar de forma sustentável a escama do peixe, para a extração da queratina, visto que ela dá força, resistência e elasticidade à fibra capilar. Utilizaremos está queratina para a formulação de um condicionante capilar.
Nomeado de Lyncce, nosso condicionador tem como objetivo devolver o óleo natural dos cabelos, fazendo com que eles adquirem uma camada protetora nos fios, que é essencial para a nutrição e brilho.

Tinta impermeabilizante

O copo plástico descartável e um dos itens mais utilizados no dia a dia, geralmente é usado somente uma vez e logo após e descartado. Muitas vezes de maneira incorreta. Sendo o principal ícone da indústria de descartáveis, o copinho está presente em muitos estabelecimentos comerciais e eventos, que vão de festas infantis e encontros familiares a baladas e eventos de grande porte. Com isso, o copo descartável se tornou um dos principais poluentes do meio ambiente no contexto atual. O nosso trabalho de conclusão de curso visa retirar esse resíduo sólido utilizado e transformar em um impermeabilizante de superfícies que detêm a água, fungos e bactérias (proteção) impedindo suas passagens, para ser utilizado no revestimento de peças e objetos que devem ser mantidos secos e livres de contaminantes. Com a finalidade de amenizar os impactos ambientais e contribuir significativamente com o meio ambiente.