Os 7 passos para abertura de uma empresa |
Passo 1: Estudo de Viabilidade Junto a Prefeitura e seu custo. |
Passo 2: Contrato Social e Registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo |
Ao longo deste árduo trabalho, aprendemos como realizar a abertura de uma empresa. |
O contrato social trata-se de um acordo entre os sócios da companhia, indica quem são os donos, o nome de registro da empresa, capital inicial, divisão das ações, a atribuição de cada dono no negócio e as demais informações relevantes. |
Passo 3: Registro da Empresa na Receita Federal -CNPJ |
Passo 4: Alvará de Vistoria do corpo de bombeiros. |
O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa específico. Os documentos necessários, informados no site, são enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal, e a resposta é dada também pelaInternet. |
O Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros também chamado AVCB ou CLCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiro da Polícia Militar, atestando que o estabelecimento possui condições de segurança contra incêndio, aos seus ocupantes. Só precisa tirar o alvará quem tiver um negócio cujo risco seja de médio a alto de acordo com a legislação estadual dos Corpos de Bombeiros. A sua não realização tem como consequência gerar multas e o fechamento do imóvel. O documento necessita de frequentes revisões e constantes vistorias. Um exemplo, é o incêndio na Boate Kiss, na qual o estabelecimento não possuía a emissão do AVCB, resultando centenas de mortes e feridos. |
Passo 5: Registro na Prefeitura Municipal – Alvará de Funcionamento. |
Passo 6: Registro na secretaria da fazenda estadual – ICMS. |
O que é um Alvará de funcionamento? |
O imposto sobre circulação de mercadorias e pestação de serviços mais conhecido como icms. É um tributo que as empresas pagam pela movimentação de mercadorias como eletrodomésticos, alimentos, cosméticos, e também sobre o serviço de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. seu registro é feito na secretaria da fazenda estadual por profissional capacitado em contabilidade. |
Passo 7: Registro na Vigilância Sanitária e Cetesb |
Em poucas palavras, quero dizer que é de extrema importância a acão da vigilância sanitária nos dias de hoje, pois com a grande demanda que passou a existir de indústrias, comércio, fábricas, empresas etc... É preciso que aja cada vez mais pessoas que policiem e tratem da água, ar e terra, as novas e velhas indústrias precisam ser sempre alertadas sobre qualquer dano a natureza, ao ambiente em si. É fato que muitos tentam burlar as regras e o sistema, por se tratar de algo que envolve o ambiente, tem que haver total equilíbrio nessa área. A natureza não consegue se defender do homem em seu progresso desgovernado. A vigilância sanitária faz teste sobre a qualidade da água, ar e solo, eles colhem amostrar e em tempo em tempo ficam comparando as mudanças ocorridas ao meio ambiente. Esse acompanhamento sé fez necessário devido a mudanças não tão boas a nosso ambiente. CETESB - é responsável pela fiscalização monitoramento e licenciamento de atividades de sujeira, seja no ar, na água ou na terra, ela fica responsável em recuperar a qualidade da água, do ar e do solo. As empresas enquadradas como poluentes ou instaladas em área de manancial, deverão ter a autorização da Cetesb, assim como as empresas do ramo alimentício, deverão ter autorização e acompanhamento da vigilância sanitária. Esses processo deverá sempre ser conduzido por profissional qualificado de contabilidade. |
Análise Financeira de ONGs |
Contabilidade Ambiental |
Atender e ajudar um público necessitado a se desenvolver, com o auxilio técnico e tecnológico como a contabilidade. Realizando uma pesquisa de campo com as ONGs do ABC referente sua necessidade na contabilidade, com o objetivo de identificar as problemáticas que uma ONG de pequeno porte enfrenta. Com base nessas informações, montaremos um processo adequado para resolver os erros mais frequentes e auxiliando essas organizações a ficar em conformidade com a lei.
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Desde a revolução industrial, a poluição ambiental, principalmente no meio urbano vem se agravado cada vez mais, nos dias de hoje, é comum encontrar notícias e dados estatísticos que mostram a maneira rápida e desenfreada como a natureza vem sendo degradada através da ação humana. Diante desse contexto, a Contabilidade Ambiental representa um instrumento imprescindível para auxiliar as empresas a promover a sustentabilidade, reduzindo, os danos ambientais causados por suas atividades. |
Contabilidade Digital |
IFRS: Normas Internacionais de Informação Financeira |
O projeto apresenta o tema “Contabilidade Digital” expondo os principais pontos nos quais a Contabilidade deslocou-se até o momento atual, assim revelando suas evoluções, como os aprimoramentos das atividades executadas, criação de softwares para realização de atividades, também sistemas de integração, por exemplo o “Grupo Módulos” e “Cont On”, com o intuito de identificar as dificuldades e os benefícios que a nova Contabilidade trouxe ao mercado atual. Além de apontar a importância da informatização e atualização pessoal e profissional. Englobando e visando dar suporte aos futuros profissionais e já atuantes no Setor Contábil, os quais, na generalidade, não estão totalmente familiarizados com as novas tecnologias, que estão se expandindo no nicho. Assim, a não adequação poderá justificar uma possível perca de espaço no mercado de trabalho, pois existem funções que são necessárias em alguns casos, que só poderão ser feitas a partir de métodos contemporâneos. |
IFRS - Normas Internacionais de Informação Financeira
O IFRS se início em 2003 nos países da União Europeia. Sua última publicação também foi em 2003, mas passou a ser utilizado 6 anos depois, para que as empresas pudessem se adaptar às mudanças. Até os dias de hoje já foram publicados 16 IFRS. |
Análise do impacto da pandemia na aceleração do processo de informatização e desburocratização no setor contábil. |
Redução de Custos: Pequenas Empresas |
Vivemos em um dos países mais burocráticos do mundo - fato reconhecido tanto pela população local, quanto internacionalmente – e, assim como a burocracia afeta a vida de pessoas físicas e jurídicas, todos esses processos burocráticos sem dúvidas, afetam também a contabilidade, principalmente quando se trata da área fiscal. |
Quais estratégias podemos utilizar para reduzir os custos de pequenas empresas? |
SÍSIFO CONTABILIDADE - ESCRITÓRIO DE ASSESSORIA CONTÁBIL: PROJETO E ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE NEGÓCIO |
O PERFIL DO CONTADOR |
Em um país em que o número de microempreendedores individuais ultrapassou a marca de 10 milhões, e junto com esta marca a de que metade das empresas fecha suas portas antes de completar 4 anos de atividade, traz à tona a dúvida de que se é possível a criação de uma assessoria que vise auxiliá-los. Neste trabalho será apresentado o modelo de negócio de uma assessoria contábil que terá o intuito de auxiliar pequenos empreendedores, onde os serviços prestados terão como foco auxiliar o empreendedor em todos os momentos de sua empresa desde a abertura até a um possível encerramento. Durante o desenvolvimento do plano de negócios, foram realizadas pesquisas de campo, teóricas e mercadológicas, buscando confirmar a viabilidade de nosso projeto. Além do uso das ferramentas Análise Swot, Canvas e Composto Mercadológico (4 P’s), para estudos do potencial do modelo de negócio. O trabalho propõe um meio para que aplicar a assessoria contábil de forma eficiente para micro e pequenas empresas, mostrando aos seus gestores a importância e diferença que isso ocasiona nos negócios, nas tomadas de decisões, no controle financeiro e departamental. |
Este trabalho foi baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas que ampliaram os conhecimentos sobre as mudanças do profissional contábil e desenvolve uma análise acerca dos conceitos elaborados para fixar de modo objetivo a construção da personificação do Contabilista no século XXI. A Metodologia consiste em recolhimento de informações válidas que através de artigos possibilitou a formulação dos principais fundamentos do trabalho de conclusão incluindo justificativa que beneficiou a apresentar uma pesquisa concreta e sucinta sobre parâmetros contábeis e a designar uma conclusão breve de que o contador está sempre em busca de referências tecnológicas e ideais de como fazer uma função mais eficaz e hábil. |
PREVIDÊNCIA PRIVADA |
“A REFORMA TRIBUTÁRIA E OS IMPACTOS NA CONTABILIDADE” |
Com o cenário atual da Previdência Social, que foi alvo de muita discussão nos últimos dois anos, sentimos a necessidade de nos resguardar financeiramente para os próximos anos. Em meio a diversas propostas de investimentos, uma nos chamou atenção justamente por ter a mesma proposta que a Previdência Social, esta opção é a Previdência Privada. Este trabalho tem por objetivo identificar se investir em Previdência Privada é uma forma válida e eficaz de poupar dinheiro, a fim de o indivíduo usufruir quando não puder mais atuar no mercado de trabalho. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, onde foram entrevistadas 67 pessoas levando em consideração o atual cenário econômico e político e visando analisar seu conhecimento em relação a Previdência Privada e o interesse nesse investimento. Conclui-se que a Previdência Privada pode ou não ser uma ótima opção de investimento, tudo depende da situação financeira, objetivos ou até mesmo disciplina do indivíduo. |
O Sistema tributário brasileiro, é um dos mais arcaicos do mundo , são 92 tipos de impostos, com diferentes normas cada Estado e Município, estima -se que no Brasil 35% do PIB vem dos imposto, segundo dados do site impostômetro, em 2018 o brasileiro trabalhou 153 dias só para pagar impostos. |
DA GARANTIA CONSTITUCIONAL AO ACESSO À INFORMAÇÃO À CIDADANIA COMO EXERCÍCIO: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DA ETEC MCM RELATIVA AOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E À ORÇAMENTAÇÃO PUBLICA |
E-COMMERCE |
A garantia constitucional do acesso à informação é um dos direitos fundamentais consolidados no texto constitucional de 1988, que marca o processo de redemocratização no Brasil. A partir deste advento, várias frentes e iniciativas foram lançadas com o objetivo de possibilitar que dados e informações relativos à administração pública chegassem de fato até o cidadão. Dentre essas frentes, além da estruturação de um arcabouço legal, podemos citar o empenho e o investimento em tecnologia, que resultou na criação dos sítios virtuais, atualmente denominados “Portal da Transparência”, através do qual foi dada ao cidadão a possibilidade e a liberdade de acesso, de forma contextualizada, aos instrumentos de planejamento público orçamentário, como o Plano Plurianual, a Lei e Diretrizes Orçamentária e a Lei Orçamentária Anual, dentre diversas outras informações. Em três décadas onde se direcionou esforços, quer seja em termos de legislação e normativos diversos, quer seja no fomento à tecnologia para a efetivação das premissas legais e garantia de que a cidadania plena se efetivasse também através do acesso à informação, a verificação executada na comunidade da ETEC Maria Cristina Medeiros em Ribeirão Pires – SP revela que ainda tem-se um longo caminho a percorrer, especialmente no tocante ao estímulo da população para que a mesma tenha interesse em adentrar o universo da gestão pública e se inteirar daquilo que ela é parte essencial e integrante. Com base nos levantamentos e indicações resultantes da aferição elaborada, pretende-se contribuir na concepção de um novo dispositivo, através da interseção entre a liberdade criativa e as tecnologias inventivas, que possa ser mais um elemento na catalisação do processo cidadão-orçamento público-controle social. |
O intuito da pesquisa é esclarecer a existência de normas praticas para compras sem sair de casa, principalmente em momentos tão importantes quanto a esse em que estamos vivendo. Em tempo de pandemia mundial, o mundo parou e as pessoas tiveram que parar também, muitas empresas entraram em crises, e algumas tiveram que fechar as portas, muitas pessoas então começaram a comercializar, ou trabalhar em casa. O e-commerce nada mais é que um comercio eletrônico onde já se vem ganhando força ainda mais agora, quanto menos sair de casa é melhor, o e-commerce vem crescendo e favorecendo grandes empresas, principalmente aquelas que necessitam de vendas presenciais, estão assim adotando a nova norma de se viver, e conseguindo lucrar com vendas online. O objetivo é trazer esclarecimentos para quem quer se inovar, ou aprender mais sobre o assunto, ou até abrir um comercio eletrônico, e melhorar suas vendas online de forma fácil, segura e totalmente dentro das leis. Foi feita pesquisas de campos através de links, entre pessoas da Etec por grupos via WhatsApp, links compartilhados nas redes sociais, e entre familiares. Gráficos de acordo com pesquisas de campo, normas em que o e-commerce deve seguir, como abrir um comercio eletrônico dentro das leis. |
LEI ROUANET: O INCENTIVO À CULTURA |
CONTABILIDADE AMBIENTAL |
A criação, em 1985, do Ministério da Cultura, que foi visto durante o Governo Sarney, com o objetivo de promover a valorização à tradição nacional e proporcionar liberdade de expressão. Liberdade de expressão para aqueles que tiveram suas músicas e obras eliminadas pela censura que aconteceu durante todos os anos da Ditadura Militar no Brasil. O vigente trabalho tem como objetivo identificar a Lei Rouanet e sua mera importância diante a sociedade, onde empresas de Lucro Real podem se beneficiar por meio desta lei destinando parte de seu Imposto de Renda, trazendo benefícios a população e até mesmo a sua empresa. Busca-se compreender o grau que a desigualdade entre classes sociais tem prejudicado nas relações igualitárias e o quão importante foi a criação da Lei do Incentivo á cultura para classes mais baixas. |
As questões ligadas ao meio ambiente, envolve todas as pessoas, profissões, empresas, governo, e áreas do conhecimento científico, raramente, conseguimos passar algum dia sem causar algum tipo de dano a natureza, e isso justifica o aumento na quantidade de pessoas preocupadas. Dado que o meio ambiente tem sofrido grandes devastações, não somente pelas empresas a quais são as que mais contribuem para os danos ambientais, o principal objetivo desse trabalho é destacar a importância da contabilidade ambiental, identificando como as empresas podem utilizar a contabilidade no auxílio a gestão ambiental. Através de uma pesquisa de campo, buscou verificar a noção que as pessoas têm em relação a Contabilidade Ambiental e assuntos referentes a ela. Contamos com um total de 52 respostas. Com isso conclui-se contabilidade por meio de sua demonstração, relatórios e notas explicativas, pode ser usada como ferramenta indispensável para a gestão de uma entidade e o contador deve participar ativamente das pesquisas sobre como informar os eventos realizados pelas organizações que podem afetar o meio ambiente e cuidar da mensuração destes eventos. |