Micro Killers

Red Dance

O projeto Micro Killers traz dois assuntos principais: bactérias e hormônios, realizados, respectivamente, nas matérias de biologia e educação física. Ambos os assuntos possuindo sites interativos e imagens para melhor compreensão do assunto. Na parte de biologia, nos aprofundamos no que são bactérias, seus tipos e um de seus maiores exemplos na história: a Peste Negra. Essa peste mundialmente conhecida teve um enorme impacto na Europa medieval, sendo que ela extinguiu 1/3 da população europeia. Atualmente, a bactéria ainda existe em locais com baixo saneamento básico e higiene geral, mas pelo fato de já haver um tratamento, ela já está praticamente erradicada. Na parte de educação física, falamos sobre os hormônios e exercícios físicos e o impacto que eles causam em nossa saúde, principalmente na mental. Atualmente, vivemos na era de maior lazer e acessibilidade, mas também no tempo com maiores números de suicídios, desigualdade, transtornos psicológicos e depressão. De qualquer forma, o valor dado a nossa saúde mental é mínima, sempre focando na parte física, mesmo ambas sendo igualmente importantes.

Nosso site foi desenvolvido em decorrência de um trabalho interdisciplinar entre as matérias de desenvolvimento e design de websites, biologia e educação física. Ao final do projeto deveríamos apresentar um site que tivesse os temas escolhidos, em nosso caso especialmente, o ballet, onde procuramos relatar como surgiu, os tipos de ballet, roupas típicas, tipos de sapatilhas e outros. E no tema aids, falamos sobre o seu surgimento, contágio, sintomas e apresentamos um conteúdo cultural que tratasse do assunto, a pedido do professor de biologia. Vale lembrar que todo o nosso conteúdo foi referenciado.
Esperamos que vocês gostem do nosso projeto, afinal nós exigimos tempo e dedicação a ele, atenciosamente equipe do Red Dance.

New Education

The Sports of Us

A New Education é inicialmente um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos alunos Árion Vidal, Bianca Letícia, Emanuela de Almeida e Isabelle Damacena no período de junho à agosto de 2020 para os componentes de Desenvolvimento e Design de Websites (DDW), Biologia e Educação Física. O site aborda três temas principais: a Gripe Espanhola (onde mostramos o que é, a origem evolutiva, os sintomas juntamente com os possíveis tratamentos e apresentamos um filme que possui ligação com esse tema), a Síndrome do Pânico e alguns Transtornos Alimentares (onde mostramos o que são, as possíveis causas, alguns sintomas e os tratamentos dos mesmos).

O nosso projeto Interdisciplinar teve como base as matérias e conteúdo que víamos em aula, sobre Desenvolvimento de Design Web, Educação Física e Biologia.
Buscamos criar um site fluido com uma leitura objetiva e com imagens para instruir e acrescentar uma experiência melhor. Mostramos os conteúdos de Educação física (Esportes radicais) e os conteúdos de Biologia (os fungos), tivemos em mente transmitir os conteúdos que nos foram dados e inovar com contexto, referências culturais e informações diversas.
Usamos os conteúdos das matérias para fazer, o nosso conhecimento nas áreas do técnico, Desenvolvimento de Design Web para ser mais específico. Utilizamos um template e o modificamos usando nosso aprendizado em Html, Css e um pouco de JavaScript, para dar uma vida ao site. Visamos também pôr em prática as competências socioemocionais, já que são de extrema importância para profissionais e em trabalhos em equipe.

Survival Z

Hunters

Somos o SurvivalZ, uma equipe  de 6 integrantes onde fizemos sites para as matérias de biologia, educação física e desenvolvimento de sites para web; que apresentam os assuntos sobre virologia conectando jogos onlines para interligar essas três matérias. O nosso objetivo  é unir informações úteis e necessárias sobre vírus e também sobre jogos, tantos os benefícios quanto os malefícios.

Esse projeto foi desenvolvido com o intuito de juntar múltiplas matérias para melhor entendimento do conteúdo, nesse caso, criamos um site para explicar o que é Bioterrorismo e o que são Jogos e Brincadeiras Tradicionais.
Além do projeto ser interdisciplinar, no site do Bioterrorismo fizemos grandes referências ao famoso "Resident Evil", nele contém explicações sobre o que é, a relação com o jogo e casos onde ocorreram esse tipo de situação.
Na parte de educação física falamos sobre jogos e brincadeiras tradicionais, o que são, alguns exemplos, origem e curiosidades. Ao abrir o site, caímos logo numa tela que nos dá opção de escolher qual site você quer ver e sobre o projeto e nossa equipe, escolha seu caminho e amplie seu conhecimento, fizemos o máximo para que o mesmo fique simples de entender e bonito de se ver.

The Redemption Plague

Souvenires

Olá! somos o grupo The Redemption Plague, do 2°C ETIM de Informática, nós contamos com o auxílio da professora Cintia Pinho na parte de Desenvolvimento e Design Web, do professor Lucas Munhoz de Biologia, da professora Kelly e Bruno Grec de Educação Física para realizar este projeto, que tem como objetivo, através do site desenvolvido pela equipe, informar a respeito sobre os esportes adaptáveis, mostrando o que são, falando sobre as paraolimpíadas e mostrando alguns exemplos, juntamente com sua importância para a inclusão social, além de também mostramos alguns atletas brasileiros paralímpicos. Já na parte de biologia mostramos sobre a doença contagiosa tuberculose, colocando o que é a tuberculose, como ela age, os sintomas provocados pela bactéria, suas estatísticas e surtos ao decorrer dos anos e, mostrando também a relação desse assunto com o jogo Red Dead Redemption. Esperamos que gostem do nosso site e do conteúdo em que produzimos!

O Souvenires é um jogo de plataforma com elementos de metroidvania e RPG, cujo objetivo é incentivar o seu jogador a estudar e aprender as matérias que cairão nos principais vestibulares. O “Lobinho”, protagonista lobo-guará, acorda numa masmorra sem nenhuma memória de seu passado ou de como foi parar ali, mas logo descobre algumas coisas:
Todo aquele subterrâneo foi dividido entre vários generais, comandados por alguém que todos chamam de “Águia”, e correm rumores de que cada um deles está guardando um item muito importante. Infelizmente, ninguém da população tem conhecimentos suficientes para avançarem nelas, até o Lobinho aparecer.
Caso queira avançar e explorar uma área, será necessário usar os conhecimentos da matéria da escola correspondente à ela para derrotar seus inimigos e resolver os quebra-cabeças, no ritmo do próprio jogador. No final, caso consiga derrotar o general de uma área, Lobinho poderá obter um souvenir com as suas lembranças.

Cybus

Semstress

O número de adeptos ao veganismo e vegetarianismo vem se tornando cada vez maior, além da busca por alimentação saudável. No entanto, apesar do crescimento desde número, essas pessoas encontram severas dificuldades ao buscar um alimento que se adeque a sua restrição alimentar (podendo esta ser algum tipo de intolerância). Além disso, comerciantes e microempreendedores do ramo muitas vezes encontram dificuldades em se adequar a este mercado alimentício que vem se tornando cada vez mais robusto. Buscando atender esse mercado e conectar clientes e comerciantes, o Cybus foi criado, trazendo um novo conceito de alimentação a quem possui necessidades especiais e busca um maior dinamismo ao pedir comida pela internet, facilitando esse processo e tornando a comunicação entre comerciantes e clientes cada vez mais efetiva e direta, auxiliando quem precisa se alimentar corretamente a encontrar a opção que mais se adeque a sua necessidade.

As costureiras têm o seu trabalho desvalorizado e por muitas vezes cobram preços mínimos, que faz com que necessitem trabalhar o dobro para sobreviver. Pensando nisso, a Semstress irá reunir costureiras e clientes de diversas regiões, a fim de aumentar as rendas das costureiras e promover uma maior divulgação, além de entregar aos clientes os produtos desejados com preços mais acessíveis. O objetivo é satisfazer os clientes e ao mesmo tempo levar vendas as costureiras valorizando-as. O projeto foi executado por meio da metodologia Ágil Scrum, utilizando a filosofia do designer thinking. Logo, espera-se atingir a maior parte das costureiras do estado de São Paulo, levando grande variedade de produtos aos clientes.

Vem Facul

Mercury

Nosso protejo visa ajudar estudantes, vestibulandos ou até mesmo pessoas que ainda não ingressaram em uma faculdade, a achar o curso ideal para eles . Disponibilizamos podcasts pagos, para que a pessoa veja profissionais de cada profissão explicar sobre ela. Nossa plataforma também procura promover visitas técnicas para os alunos irem até as faculdades para ver de perto como é cada profissão. Com isso iremos ajudar tanto os alunos sanando suas dúvidas, quanto as faculdades, com as divulgações e as visitas.

Em um supermercado, situações onde clientes abandonam produtos no caixa ou até mesmo trocam produtos de prateleira são extremamente comuns.
Pensando nisso, o projeto Mercury visa reduzir a perda de alimentos pereciveis deixados no caixa, utilizando um sistema no qual um robô levaria os produtos para o estoque, evitando que qualquer funcionário deixe seu posto para realizar tal tarefa.

RemunerAção Verde

Pratika

O RemunerAção Verde é um projeto que pretende incentivar a reciclagem e com isso diminuir o impacto negativo que o lixo causa no meio ambiente. Nosso projeto se trata de trocar reciclagem por pontos e pontos por descontos em nossos comércios parceiros. Oferecemos a divulgação para nossas parcerias e um apoio em tempo integral, por meio de nossa plataforma na web. Percebemos a necessidade de criar algo para motivar a sociedade a contribuir com o meio ambiente e consequentemente melhorar sua qualidade de vida. Informando as pessoas sobre as consequências de seus atos e conscientizando-as sobre os riscos de todos os impactos gerados pelo lixo.

O objetivo central do projeto Pratika é o incentivo à prática de atividades físicas e culturais entre pessoas de todas as idades. Mais de 100 milhões de brasileiros são sedentários e 42% dos brasileiros não praticam atividades culturais. Sendo que os esportes e atividades culturais são de extrema importância para a saúde nos trazendo diversos benefícios e aumentando a qualidade de vida.
E é pensando nisso que surgiu o Pratika, uma plataforma onde o usuário que se sente desmotivado ou sem companhia para se exercitar poderá encontrar outras pessoas que têm interesse em participar das mesmas atividades que ele. Além disso, poderão encontrar equipamentos que outros usuários disponibilizam para aluguel ou até locais, como por exemplo, um quintal com bastante espaço livre para ser utilizado. Professores também terão seu espaço na plataforma, podendo divulgar suas aulas e encontrar mais alunos as atividades que poderão ser cobradas pelo professor ou não.

MDoctor

Revista Digital: ArteNossa

O MDoctor é um projeto com o objetivo de resolver os problemas de comunicação entre médicos e pacientes, um problema que não é muito comentado atualmente porém é muito frequente, Além disso o projeto promove a implementação de tecnologia na área da medicina, utilizando de recursos tecnológicos como um aplicativo e um site para ajudar nas consultas médicas. O projeto visa melhorar todos os problemas de comunicação entre os médicos e pacientes, facilitando a vida de todas as pessoas que usarem o aplicativo, principalmente as pessoas que fazem tratamentos onde necessitam de acompanhamento médico e tem dificuldades em ir ao hospital para consultas, ou tomar remédios controlados no horário certo.

A proposta da revista digital Arte Nossa é apresentar para o público, de forma clara e com uma linguagem mais informal, o que é Trovadorismo e mostrar um pouco da cultura e arte da espanhola.
O site é dividido em quatro páginas: Home, Revista, Trovadorismo e Espanha. Em Revista, há textos escritos com o uso dos gêneros textuais, como: editorial, artigo de opinião, biografia e poema; fazendo com que ela se pareça mais com uma revista física.
Já em "Trovadorismo", apresentamos a escola literária e falamos sobre a influência dela na literatura e músicas nos dias atuais. Lá você encontrará breves explicações sobre as cantigas trovadorescas junto à alguns exemplos de músicas que foram fortemente influenciadas pelo trovadorismo.
Na página “Espanha”, falamos sobre alguns instrumentos e danças típicas do país, e de quadros famosos que foram pintados por grandes artistas espanhóis, junto a uma análise e informações de cada obra.

Projeto interdisciplinar

BRIGHTSIDE

O termo “Trovadorismo” faz referência à palavra “Trovador” que pode ser definido como cantor e compositor das cantigas.
O trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizadas a França, a Espanha e Portugal. O Trovadorismo teve suas primeiras manifestações por volta do séc XVII. Em um período da idade média em que os países que conhecemos hoje, estavam em formação. O modelo social vigente era o Feudalismo, e a principal força Político-Religiosa da época era a igreja católica. Além disso, especificamente n a macrorregião que abarca França, Espanha e Portugal. Normalmente, as cantigas eram cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais – Em uma clara herança da poesia lírica grega. De maneira geral, o Trovadorismo pode ser definido como um estilo literário herdeiro da lírica grega. Isso porque o estilo medieval manteve características da arte clássica. Tais quais a presença de canto e acompanhamento musical.

Nesse vídeo, apresentamos o nosso site Brightside, feito em colaboração com os alunos do 1° C da Etec Maria Cristina Medeiros, com o auxílio das professoras Geni Zotola, Cintia Pinho e Barbara Tomazia.

Tudo. cultura

Arte & Trovadorismo

Nossa revista foi criada por conta de um Trabalho interdisciplinar da ETEC MCM, nossa equipe é formada por estudantes de informática.
Nessa edição do segundo semestre de 2020, nossa revista tem como proposta te explicar sobre o Trovadorismo e sua influência nos dias de hoje, usando gêneros literários e textuais.
Deixaremos isso fixado com alguns joguinhos e textos. Nesse site também apresentaremos sobre o Trovadorismo em si, e sobre a Arte e Cultura do México.

Nós somos Alunos do 1ºC da ETEC Profª Maria Cristina de Medeiros, num Projeto Interdisciplinar entre as matérias de Interfaces da Web, português e Arte, sobre uma Revista Digital de Arte Argentina e Trovadorismo. Nossa Revista Digital possuí informações sobre Trovadorismo, como  antigos trovadores, como fazer trovas e até mesmo uma entrevista com um trovador dos dias atuais!

Trovatore

SISTEMA DE CADASTRO COM JAVA E MYSQL

O Site Trovatore possui 7 páginas. A página inicial do nosso site contamos brevemente sobre o nosso projeto, e razão de cada detalhe. Logo abaixo temos as nossas matérias, também mostramos algumas curiosidades do Uruguai e temos a nossa galeria de fotos do site. Na pagina “Revista” mostramos todas as nossas matérias desenvolvidas ao longo do nosso projeto. Já na página “País” comentamos inúmeras curiosidades sobre o Uruguai como: comidas típicas, pontos turísticos, música, curiosidades, galeria e autores. Na página equipe falamos um pouco sobre nós e sobre as professoras que orientaram nosso projeto.  Na aba contato deixamos o e-mail para contatar a todos do grupo e também os contatos individuais de cada um do nosso grupo.

O nosso projeto é um software, sistema, de cadastro de usuários. Esse sistema utiliza Java e MySQL, e com ele é possível restringir as permissões por perfis de (admin ou user), onde o admin tem acesso total a todas as funcionalidades do sistema, e também pode editar a tabela clientes e efetuar novos cadastros no sistema.
Esse sistema tem o objetivo principal de realizar o “CRUD” (Create, Read, Update e Delete), que são as quatro operações básicas dentro de um Banco de Dados, através de uma interface simples em que todos os usuários consigam utilizar. E também criar algumas restrições, para que nem todos os usuários consigam modificar livremente os dados da tabela.
É um sistema simples, porém muito versátil, que pode ser adaptado a diversos outros projetos, como cadastros de produtos de um mercado, por exemplo, livros de uma livraria, entre diversos outros.