Elton Mayo

Henri Fayol

George Elton Mayo (1880–1949) foi um psicólogo australiano, professor sociólogo e pesquisador das organizações. Como professor da Harvard Business School, entre 1923 e 1926 realizou a destacada pesquisa que popularizou-se como HawthorneStudies. Elton Mayo supervisionou uma experiência em uma fábrica da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago, nos Estados Unidos. Esta experiência caracterizou-se como um movimento de resposta e visava democratizar a administração nas frentes de trabalho das indústrias, aliado ao desenvolvimento das ciências humanas – psicologia e sociologia, dentre outras – e as conclusões da Experiência de Hawthorne fez brotar a Teoria das Relações Humanas.

• Elvis Gomes dos Santos
• Ari Benvindo da Silva
• Eduardo Aparecido Ramos da Silva
• Vinícius Araujo Silva
• Marcelo Ramos da Silva

Nosso trabalho da Mostra Tecnológica consiste em mostrar quem foi Jules Henry Fayol, e quais foram suas técnicas desenvolvidas para o ramo da administração. Nele vamos falar sobre suas formações e suas referências. Fayol Ficou conhecido pela famosa teoria clássica da administração, desenvolvendo os princípios de Fayol que auxiliam as organizações a serem mais eficientes por meio de uma boa administração, sendo eles 14 princípios.

• Kariny Silva Rodrigues
• Jeniffer Loureano Bossi de Barros
• Amanda Alves da Cunha

Max Weber

Ludwig von Bertalanffy

No trabalho vamos abordar a teoria da burocracia e os três tipos de autoridade, segundo Max Weber. Alemão, sociólogo e professor, Weber nasceu em 1864 e morreu em 1929, suas obras de maior sucesso são, “ética protestante e o espírito do capitalismo” e “economia e sociedade”. A teoria da burocracia tem como características principais, caráter das formas e regulamentos, formalidade nas comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade e meritocracia. Para Weber , existem três tipos de sociedade, a tradicional, carismática e a racional.

• Talita Cecilia da Silva Brandão
• Viviane Ribeiro da Silva Santos
• Lucas Martiniano da Silva
• Guilherme Pacheco da Silva
• Ingrid Gomes da Silva

Nascido em 1901, Ludwig von Bertalanffy, interessado-se pelo desenvolvimento dos organismos, desenvolve na década de 30 o fundamental da sua teoria: o ser humano e animais funcionam como um todo. Desde 1950, teoria dos sistemas começou a ser estudada abordando questões científicas e empíricas ou pragmáticas dos sistemas. A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos.

• Emilly Costa Zamaitis
• Gabrielly Cristina Alves Sanches
• Kauã Santos Zarzas Beltran
• Pedro Henrique de Souza
• Wallace Santos Moreto

Taylor e Henry Ford

Genghis Khan

Ford aperfeiçoou os preceitos de Taylor, denominado taylorismo, sobre o conceito de linha de montagem. Buscava aumentar a produtividade, através da racionalização dos movimentos e controle da produção. O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário. O Fordismo é um modo de produção em massa baseado na linha de produção idealizada por Ford, e foi fundamental para a racionalização do processo produtivo, fabricação de baixo custo e acumulação de capital.

• Erika De Almeida Nunes
• Jeniffer Aline dos Santos Chagas
• Karen Silva Andriotti
• Lucineia Batista dos Santos Vieira
• Thainá Medeiros Fagundes

A nossa apresentação será sobre o líder do império mongol, Gengis Khan, onde apontaremos sua influência sobre o seu povo e o domínio que tinha dos seus inimigos com estratégias e táticas que o faziam sair na frente em batalhas, além de mostrar suas raízes e o quanto ele foi brutal para a história da humanidade

• Erick Conceição de Oliveira
• Nathanael de Sousa Moura
• Maria de Fatima Ferreira Bezerra da Silva
• Augusto Cesar Maia da Silva

Fluxos Logísticos

Os 4Ps

Os Fluxos Logísticos podem ser divididos em: • materiais, •financeiro, • informações, • reverso O Fluxo de Materiais seria o transporte de insumos e produtos, comprados ou vendidos. O Fluxo de Informações trata da troca de informações antes, durante e após aquisição ou venda de produtos na organização. O Fluxo Financeiro é o resultado direto dos outros dois fluxos, ele trata da parcela dinheiro/capital que foi transferida entre fornecedor e cliente. O Fluxo Reverso é o retorno de materiais ou produto, após a sua venda ou consumo, ao centro produtivo. O objetivo é reciclar, reparar ou recuperar produtos com avarias.

• Palloma Moura Silva
• Maiara de Oliveira Silva
• Anderson Rodrigo de Paula
• Vinicius da Silva dos Santos
• Patricia Ribeiro da Silva
• Camila Francisco Nunes Souza

O 4Ps de Marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de estratégias de marketing, onde todos eles começam pela letra P: Praça, Preço, Produto e Promoção. A origem do conceito, também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, foi no ano de 1960, criado pelo professor Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing. O método ficou bastante conhecido graças aos estudos de Philip Kotler, que complementou a teoria e conferiu a ela um caráter mais prático, definindo-a como um conjunto de ferramentas aplicáveis ao marketing em empresas.
A ideia por trás do conceito de Mix de Marketing é que, ao estudar cada um dos aspectos, planejar e executar ações que considerem suas particularidades, a empresa fica mais próxima de alcançar seus objetivos de vendas, divulgação e construção de autoridade de marca. Portanto, o conceito dos 4Ps do Marketing são determinantes para o sucesso ou fracasso de qualquer modelo de negócios, mesmo depois de quase 60 anos depois de ser proposto por McCarthy e disseminado por Kotler.

• Denis Mello Marcondes
• Gabriele Boaventura Holanda
• Natalia Gomes da Silva
• Patrick Florencio
• Ronaldo Aparecido Aquilino
• Rosana Xavier Moraes

MilkRun

Gráfico dente de serra

Milk run ou rota do leite, é um modelo de coletas e entregas com rotas definidas e horários programados. 
A origem deste nome se dá pelo sistema que era utilizado antigamente em que as garrafas cheias de leite eram coletadas nas fazendas e simultaneamente as garrafas vazias eram deixadas para serem reutilizadas e preenchidas novamente, otimizando o trabalho. 
Se trata de empresas irem buscar matéria-prima diretamente em seus fornecedores ao invés de fornecedores entregarem, obtendo um desconto com a remoção do custo de frete. Somando esse desconto de diversos fornecedores, a operação do Milk run consegue cobrir os próprios custos.  

• Aline Lima de Souza
• Elaine Cristina dos Santos Lima
• Lucas da Silva Rabola
• Mateus Oliveira Maria Santos

A curva dente de serra nos demonstra o comportamento dos estoques ao longo do tempo até que chegamos ao nível de estoque mínimo. Percebemos que no momento imediatamente posterior a chegada dos níveis de estoque ao estoque mínimo esse nível é imediatamente elevado novamente ao nível de estoque máximo.
Logicamente isso não se dá por acaso. O que acontece é que tendo o conhecimento do valor do estoque mínimo, do Leadtime do fornecedor e do consumo médio diário podemos calcular o ponto de pedido, fazendo com que a reposição dos estoques se dê no momento correto.

• Angelica Elidio da Silva
• Ed Carlos Batista dos Santos
• Guilherme Carvalho Ferreira
• Henrique Macedo Santos
• Isnard José de França Batista
• Livia Dos Santos Felippazzi

Equipe exportação Milk Run

Equipe exportação LOGISTICS INNOVATION

Você sabe como funciona uma exportação? Nós, Lucas, Luiz Vitor, Sabrina e Wesler alunos  do 3° módulo de Logística da Etec Prof.ª Maria Cristina Medeiros criamos esse vídeo para apresentar como funciona a exportação de um Caminhão Tanque de Brinquedo. Em nosso vídeo vocês irão entender como funciona o processo de exportação do produto. Apresentamos informações desde sua cidade de origem até o destino final, mostrando as rotas que foram planejadas, os custos envolvidos, dados e quantidades de cada brinquedo, os modais utilizados para o transporte da mercadoria e também as responsabilidades quanto às legalidades para as comercializações internacionais.

• Lucas Santana Barbosa Ferraz
• Sabrina Dainez Ramos
• Luiz Vitor Brandão Silva
• Wesler Osmar de Paula
• Francisco Gutemberg do Nascimento

Exportação de Santa Rita do Sapucaí- MG até Padul- Espanha, saímos de Santa Rita e fomos até Santos embarcar, utilizando-se o modal rodoviário, foram 5 bitrens e duas carretas LS, 11 containers HC de 40’ e um Dry de 20’, de Santos até Motril utilizou-se o modal marítimo, o incoterms utilizado nessa operação foi o CIP( transporte e seguros pagos) onde o exportador passa a responsabilidade para o importador até chegar no país de destino. Os gastos totais em reais foram de 1.155.607,20 reais, com a conversão ficou 18.544,64 euros.

• Maria Cleide Barbosa da Luz André
• Elisangela Batista dos Santos
• Ana Paula Boaro de Sousa
• Gabriel Silva do Nascimento
• Higor da Silva Santos

Equipe exportação LOGISTICA EM FOCO

Equipe exportação CROSSDOCKING

O nosso grupo fez um vídeo a respeito da exportação de caminhões, e no nosso caso, exportaremos para a China, mais especificamente, em Duangguan. Utilizaremos o Incoterm FAS (FreeAlongsideShip), e explicaremos todo o processo de levar a carga até o Porto de Santos, que terá como destino o Porto de Shekou, na China, citando os termos envolvidos nessa explicação.

• Caio Abreu de Souza
• Diego de Oliveira Alves
• Felipe de Oliveira Alves
• Luís Felipe Laudacio

Você já parou para pensar como é possível uma mercadoria percorrer uma distância tão longa? Quem trabalha nesse processo, o que é utilizado e como ele é feito?
Com o Pitch elaborado pela empresa CrossDocking mostramos a exportação de 1 milhão de caminhões de brinquedo, sendo assim iremos demonstrar com esse vídeo quais etapas seguir, e como fazer essa exportação.
Primeiro calculamos o valor dessa mercadoria, depois dividimos a carga em paletes, feito o cálculo de dimensões das carretas utilizadas para levar esta carga até o porto de Pecém no Ceará.

• Lincoln Akauã Alves de Campos
• Juan Nunes de Souza
• Bianca Castro de Paula
• Nicoly do Nascimento Brito
• Elizabete Aparecida da Silva Costa
• Kaique Kauan Fernandes Soares da Silva
• Izadora Fidelis dos Anjos Salermo

Equipe exportação LOGISTICA CENTRADA

Você sabe o que é uma Exportação?
Você já sabe o que é um Incoterms e para que serve?
E os tipos de Containers?
Nos do grupo Logística Centrada da Etec Maria Cristina Medeiros fizemos uma simulação de uma exportação com 90 mil unidades (Noventa Mil) de Caminhões de Brinquedo.
Explicando quais são os principais documentos necessários nesse processo, rotas de Origem e Destino. Nossa rota selecionada foi de Feira de Santana -Ba (Brasil) até Montreal-CA (Canada) e foi utilizado os Modais Rodoviário e Aquaviário.
Venha fazer essa viagem com a gente!

• Ana Lígia Bassalobre Botaro
• Bruno de Stephano de Âlcantara
• Elizabete Luciano de Souza Silva
• Samuel Alves dos Santos
• Vinicius Lopes de Barros
• Wanderley Elvis da Silva