A Escola Técnica Estadual de Ribeirão Pires, iniciou suas atividades em 2006, como uma classe descentralizada da E.T.E. Julio de Mesquita, por meio de um Convênio de Cooperação Técnico Educacional firmado entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura da Estância Turística do Município de Ribeirão Pires. Em 30 de março de 2006, a escola deixa de ser classe descentralizada ganhando autonomia pelo Decreto n.º 50.630, assinado pelo Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin.

  • MISSÃO

Formar cidadãos competentes, críticos, com consciência sócio-ambiental, responsáveis, alicerçado no aspecto humanitário e no respeito mútuo, valorizando a formação acadêmica e profissional, preparando-os para dar prosseguimento aos estudos em diferentes níveis e atuar no mercado do trabalho de maneira ética e competente.

  • VISÃO

Ser uma escola de referência em qualidade para todos da comunidade escolar, de maneira a favorecer as relações interpessoais, a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional. Consolidar-se na área educacional como referência nas diversas áreas de sua competência. Estabelecer no mercado uma colocação de destaque na formação de cidadãos competentes, dignos e responsáveis quanto ao seu papel sócio, econômico, cultural e ambiental.

 

  • PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP):

A Etec de Ribeirão Pires tem como princípio ensinar aos alunos a exercerem seu papel na sociedade com ética, respeito, comprometimento, envolvimento, criticidade, responsabilidade, solidariedade, engajamento em questões sócio-ambientais, propiciando os esforços para a melhoria da educação preparando-os para exercerem de forma ativa e consciente sua cidadania e que tenham condições de se projetar no mercado de trabalho e ou dar prosseguimento aos seus estudos.

Incentivar junto a toda equipe escolar ações de voluntariado por meio do desenvolvimento de projetos e ou eventos que contribuam para a aprendizagem do aluno, de todos os envolvidos, trazendo assim, benefícios à comunidade. Estimular todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento de projetos interdisciplinares de maneira que possam vivenciar por meio de atividades práticas, associando a teoria com o cotidiano. Incentivar que os temas de projetos e pesquisas de docentes e discentes seja desenvolvido de maneira a contribuir para a inclusão social, desenvolvimento da região e relacionado a questões ambientais.

 

  • PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO (PPG)

De acordo com o disposto no Capítulo II do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão – PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade. O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 2000)

PROJETOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS NA ETEC

FEIRA TECNOLÓGICA DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Exposição de trabalhos, projetos de pesquisa, produções culturais dos alunos dos cursos técnicos.

FEIRA CULTURAL
Exposição de trabalhos, produções culturais dos alunos do ensino médio abordando temas sobre a diversidade social, econômico e cultural, questões ambientais, entre outros.

SEMANA PAULO FREIRE
A Semana Paulo Freire tem como objetivo divulgar para a comunidade escolar a grande influência do educador brasileiro Paulo Freire, visando construir um novo processo escolar. Durante a semana prevista em calendário escolar, os professores e alunos do Ensino Médio e ETIM desenvolvem diversas atividades culturais e sociais. O evento proporciona também um momento de integração entre todos os alunos e professores do Ensino Médio.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do Ensino Técnico.

SEMANA DE GESTÃO
Semana destinada à área de Gestão e Negócios com apresentação de seminários, palestras, dinâmicas entre outras atividades específicas da área de trabalho destinadas aos alunos do curso Técnico em Administração.

SEMANA DE EVENTOS
Semana destinada à área de Eventos com apresentação de seminários, palestras, workshops, dinâmicas entre outras atividades específicas da área de trabalho destinadas aos alunos do curso Técnico em Eventos.

DIA DO CONTABILISTA
Dia programado no calendário escolar com a apresentação de palestras com profissionais do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), dinâmicas entre outras atividades específicas da área de trabalho destinadas aos alunos do curso Técnico em Contabilidade.

DIA DA INFORMÁTICA PARA INTERNET
Dia programado no calendário escolar com a apresentação de seminários, palestras, ou dinâmicas entre outras atividades específicas da área de trabalho destinadas aos alunos do curso Técnico em Informática para Internet e ETIM.

DIA DO QUÍMICO
Dia programado no calendário escolar com apresentação de palestras e seminários específicos da área de trabalho e meio ambiente destinado aos alunos do curso Técnico em Química.

EVENTOS ORGANIZADOS PELOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM EVENTOS
Eventos diversos da escola, comemorações e festivais com temas variados organizados pelos professores e alunos do Curso Técnico em Eventos.

FESTA JUNINA
Festa organizada com a participação de todos da comunidade escolar, com o objetivo de integrar a escola junto à comunidade externa.

VOLUNTARIADO NA ESCOLA – FESTA DE “NATAL SOLIDÁRIO”
Festa beneficente para uma entidade local (creche) com o envolvimento de alunos, funcionários e professores.

TRABALHO VOLUNTÁRIO NA ETEC
Incentivamos os professores a desenvolverem projetos que beneficiem a escola como um todo. Nestes projetos, busca-se a inserção dos alunos dos cursos oferecidos, por meio da realização de atividades voluntárias visando o cumprindo das metas estabelecidas, assim como, buscando propiciar a oportunidade do trabalho voluntário. Dentro de alguns projetos desenvolvidos na escola são inseridos ações que mobilizem os alunos a desenvolverem alguma atividade que beneficie ao próximo ou a escola como: doação de livros, alimentos, agasalhos, etc. Os alunos do curso Técnico em Química, por exemplo, ao concluírem o curso, podem auxiliar no preparo das aulas nos laboratórios de química, para as atividades práticas, bem como, organizarem os materiais e reagentes que serão utilizados pelos alunos e professores, mediante orientações dos docentes.

MONITORIA DO ENSINO MÉDIO E ETIM
Os alunos do ensino médio e ETIM que possuem disponibilidade e tem facilidade na aprendizagem, durante o período da tarde, auxiliam os colegas que tem dificuldades em algum componente curricular, mediante orientações e acompanhamento dos docentes.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL
O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, amplamente divulgado no site e nos murais da escola. É oferecida uma bolsa de estudo nos Estados Unidos, e outros países, com todas as despesas pagas, para um (a) aluno (a) da Etec, que seja concluinte de um dos cursos técnicos oferecidos e que tenha obtido o melhor desempenho escolar. Além do aprendizado em sala de aula, os bolsistas convivem com famílias estrangeiras durante um mês.

Os alunos que apresentam  dificuldades  de aprendizagem  recebem orientações  dos professores  para recuperação  contínua e paralela. Os instrumentos utilizados são os mais variados possíveis (provas escritas, oral, apresentação de trabalhos, seminários, relatórios, procedimentos  práticos de laboratórios  – exercícios,  pesquisas,  etc) e são informados pelos professores no início e durante o semestre letivo.

Também é usual no final do semestre, propiciar ao aluno na última semana de aula, avaliações de recuperação do semestre.

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