FOLHETIM

Definição de folhetim

          Folhetim foi uma espécie de quadro, secção, dos jornais antigos, uma obra publicada periodicamente em que todo capítulo terminava em clímax. Os folhetins atuaram como um dos precursores das novelas televisivas, pois as obras eram publicadas periodicamente (semanalmente) em capítulos, de forma a terminar em clímax para que incentivasse a compra da próxima edição do jornal.
Muitos dos maiores escritores brasileiros ingressaram na carreira literária com publicações em folhetins.
Vários folhetins foram, após muito sucesso, adaptados para livros, tais como obras de José de Alencar, e muitos outros autores que seguiram este mesmo caminho. Caminho que poderá ser seguido pelos participantes do projeto.

Ideia do projeto

          Há na ETEC uma vasta gama de leitores, os quais se interessariam em um semanal com várias obras escritas por seus colegas são autores, e que gostariam de compartilhar suas criações literárias, desde poesias e romances, a aventuras a um desconhecido.
A ideia central é levar esta chance aos escritores da escola, para que incentive-os a escrever mais e mais, e tendo como lema “Todos tem uma história para contar”.

Concepção

          Ocorrerão publicações quinzenais, nas quais os autores estarão divididos em duas equipes, A e B, que se alternaram em cada edição / semana.
Haverá reuniões para preparar as publicações, de forma revezada entre as equipes, em que os autores entregariam seus textos em formato digital e então estes serão passados a equipe de revisão. Esta então direcionaria os textos para a equipe de edição, que montaria um jornal contendo todas as obras da semana.
As obras seriam publicadas / eternizadas por meio digital em PDF, através do endereço digital etecderibeiraopires.com.br/folhetim/, onde será possível acessá-las, ou por edição ou por obra; além das publicações semanais na unidade escolar.
Cada equipe se colocará a disposição para fazer publicações quinzenais (a cada duas semanas), para garantir o apoio de todos. Aqueles que acharem possível, poderão participar de ambas as 2 (duas) equipes.

Pré-requisitos

          É necessário ao se inscrever, apresentar 2 (dois) capítulos (se obra sequenciada), ou 2 (duas) produções (no caso de poemas ou poesias) e enviá-las para o e-mail guilherme.zaluchi@etec.sp.gov.br para prévia avaliação.

Fechar Menu